Fatos históricos da região

Jaçanã


O bairro do Jaçanã surgiu em 1870, através do mito da existência de ouro na região por causa de antigo nome,Uroguapira.
Quando se descobriu que não existia ouro na região o nome mudou para Guapira que é um nome dado pelos povos índigenas para a região da Cantareira.
O bairro do Jaçanã foi conhecido nacionalmente devido a música de Adoniran Barbosa, Trem das Onze, que fazia referência a antiga estação ferroviária existente na região e hoje é simbolo e referência da região.
Em junho de 1930 pela grande quantidade de Jaçanãs, pássaros de longas pernas que vivem em lagos, existentes na região o bairro passou a se chamar Jaçanã.
Em 1934 grandes quantidades de terra foram loteadas pelos irmãos Mazzei, tornando a região em um típico bairro de classe média paulistano.
Em 1950 foi aberta a Companhia Cinematográfica Maristela, primeiro foco cultural do bairro que fez filmes como,"Presença de Anita"; "Suzana e o Presidente"; "Meu Destino é Pecar"; "O Comprador de Fazendas"; "Simão, o Caolho"; "Mãos Sangrentas"; "Magia Verde"; "Carnaval em Lá Maior"; "Quem Matou Anabela?"; "A Pensão de D. Stela"; "Getúlio", "Glória e Drama de um Povo"; "Arara Vermelha"; "Casei-me com um Xavante" e "Vou te Contá". O estúdio fechou as portas em 1958.

Video da música Trem das Onze cantada pelos Demonios da Garoa



Tremembé
 
O bairro do Tremembé nasceu a partir do desmembramento da família Vicednte de Azevedo em glebas médias no final do século 19.
Segundo estudiosos a casa da família ficava entre a Avenida Cantareira e a rua Maria Amália Lopes de Azevedo, por isso que a região passou a ser conhecida como "Fazendinha".
Na década de 1910, os filhos de Amália Lopes de Azevedo e Pedro Vicente de Azevedo, criaram a Cia Albertina de terrenos,que deu início ao povoamento da região.
A região foi bastante procurada por imigrantes europeus devido ao ar da serra que lembrava as paisagens européias no século 20 até recentemente tem uma concentração muito grande de alemães e descendentes.
Por um tempo, o bairro permaneceu relativamente isolado, devido ao relevoda região, e também porque a região norte da cidade foi a última a se desenvolver. Até 1950, o principal acesso ao bairro se dava através da linha de trem, surgida em 1894 para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade, o Tramway da Cantareira. A estação TREMEMBÉ era a penúltima, antes da estação Cantareira. A operação da linha de trem foi encerrada em 1964.

Mais informações sobre o Tramway da Cantareira e a Estação Tremembé é só ler o livro Tramway-Tremembé(imagem ao lado).