Teoria Hipodérmica
Na teoria Hipodérmica, a mensagem é passada em massa para o receptor esperando que o mesmo receba a mensagem da mesma forma que está sendo apresentada, fazendo assim a alienação em massa, ou seja, todos interpretam a mensagem da mesma forma, como por Exemplo:
A mensagem da Fiat de preços baixos e carros bonitos, atrai de uma forma massificada a população.
A mensagem da Dicico de materiais de construção baratos e de boa qualidade também atraem as pessoas de uma forma massificada, haja visto que o estacionamento da região é muito grande em comparação das outras lojas nos arredores.
A Marca do Mc Donald's é um bom exemplo de uma mensagem massificada e que dá certo, haja visto que as lojas do Mc Donald's estão localizadas, praticamente, em todo o mundo.
As cores fortes e coloridas são a forma encontrada por esta papelaria para transmitir a mensagem as pessoas e atraí-las a comprar.
O transito da região mostra que as pessoas tem a necessidade de comprar, portanto precisa ter um emprego que não poderá ser encontrado na região por ser um bairro residencial, fazendo com que eles migram para outras regiões, sendo um claro exemplo de Teoria Hipodérmica
Modelo de Lasswell
O modelo de Lasswell diz que mesmo com essa massificação feita, existem ainda algumas pessoas que pensam sobre esta mensagem e podem aceitá-la ou não
A direita, uma igreja das muitas Igrejas católicas existentes na região, mas a direita podemos notar que, ainda existem alguns focos de outras religiões, mostrando que, ainda existem focos de pessoas atomizadas, ou seja , pessoas com pensamento diferente que discordam da religião católica.
Teoria Crítica
A teoria Crítica estabele que os meios de comunicação de massa, influênciam as pessoas a terem uma determinada forma de pensar, de agir, de se comportar, e do que comprar dando uma "falsa sensação de liberdade de escolha".
Os comércios são um exemplo de meios de comunicação de massa que influênciam as pessoas
Os postos de gasolina são um exemplo pois usam cores chamativas, preços baixos, dentre vários artifícios para atrair o cliente
As feiras livres são os maiores exemplos que demonstram a teoria crítica, pois os feirantes usam de toda a sua experiência de vendas e lhe apresenta o produto como o melhor da feira, "induzindo" o cliente a comprar